Faça aqui a sua reclamação!

O Procon/PR, orienta que os consumidores utilizem - prioritariamente - a plataforma consumidor.gov.br. Caso a empresa contra a qual o consumidor deseje reclamar não participe da plataforma, deverá ser utilizado o formulário abaixo. Por favor, antes de formular sua reclamação, verifique se existe Procon em seu estado ou município. Em caso positivo, solicitamos a gentileza de encaminhá-la ao Procon mais próximo de sua residência.

ATENÇÃO:

Consumidor, se dados obrigatórios não sejam preenchidos, sua reclamação não será registrada no banco de dados deste Procon/PR.

Não serão registradas/tratadas reclamações que não estejam acompanhadas dos documentos abaixo:

  • Documentos pessoais (do consumidor e procurador, se for o caso), como RG e CPF;

  • Caso o consumidor seja pessoa jurídica, deverá juntar o contrato social ou o ato constitutivo. Ademais, o representante legal deverá realizar o registro da reclamação ou nomear procurador, juntando a respectiva procuração;

  • Documentos que comprovam a relação de consumo, como notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço etc.;

  • Endereço correto e completo do fornecedor;

  • Procuração , caso o consumidor seja representado.

O relato do que aconteceu deverá ser bem detalhado, contendo: data da compra/contratação, números de protocolo, descrição do produto/serviço, entre outros dados importantes. ATENÇÃO: CASO JÁ TENHA REGISTRADO RECLAMAÇÃO NA PLATAFORMA CONSUMIDOR.GOV.BR, INFORME AO PREENCHER O CAMPO "RELATO DETALHADO DO QUE OCORREU".

Deverá ser formulado um pedido (que tipo de solução que se pretende, por exemplo, troca de produto, devolução de quantia paga, cancelamento do contrato, entre outros).  

 

Dados do fornecedor
Endereço do fornecedor
Dados do consumidor

Se o consumidor for pessoa jurídica, indicar abaixo o nome empresarial e o número de inscrição no Cadastro Nacional da pessoa Jurídica - CNPJ:

Mensagem de status

Observação: O registro da reclamação deve ser realizado pelo representante legal da empresa ou por procurador nomeado para este fim.

Caso o fornecedor deseje realizar contato com você após a abertura da sua reclamação no PROCON/PR, qual canal deve utilizar preferencialmente?
Endereço do consumidor
Documentos do consumidor
Condições de envio
Condições de envio
Documentos da relação de consumo

Até 6 (seis) arquivos.

Exemplos: contrato, nota fiscal, ordem de serviço etc. Lembrando que os tipos de arquivos aceitos são doc, pdf, zip, rar, jpg, jpeg e png.

Condições de envio
Ao enviar este formulário, e seus anexos, dou as seguintes DECLARAÇÕES e AUTORIZAÇÃO:
Ciente Procon local
Ciente informacao
Ciente dados obrigatorios
Ciente documentos originais
Ciente e concordo
Ciente Indenizacao
Ciente vazamento
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